sexta-feira, maio 13, 2005

Boa noite e fique atento à cultura urbana (!)

Existem sempre modos de sistematizar ou de descrever sucintamente coisas.
Uma das que (podendo ser irrelevante para muitos alunos desta escola) me entretem é a detecção de padrões de comportamento e de características comuns a indivíduos. Muitas vezes nem sequer vou mais longe do que isso, e não procuro as razões que levam as pessoas a repetir acções, a pintarem da mesma maneira, ou mesmo a vestirem-se da mesma maneira. No entanto o simples acto de encontrar semelhanças é um exercício de curiosidade esclarecedor quando não é baseado em opiniões negativas pre-formadas (a.k.a. preconceitos).

Em conversa com um ex-aluno da faculdade fiquei consciente de um passado recente da FBAUP. Não sei se a ordem era mesmo esta mas se alguém achar que a informação está a ser provida de modo errado pode vir corrigi-la ou pelo menos chamar a atenção em formato comment.

1. Punks (não estava cá)

2. Urbano-depressessivos (não estava cá)

3. Freaks/Rastas (já cá estava e confesso que quando entrei até trazia uma rasta escondida debaixo de uma farta cabeleira palha de aço.)
3.1. Apanhei este "movimento" na fase decadente. Quando entrei já só se avistavam djembes de 50 em 50 metros, só havia dois didgeridoos (um era meu) e poucas meninas faziam aquelas fitinhas. Massas nunca vi, mas ainda passei as mãos por algumas bolas de malabarismo.

4. DJs
4.1 Ao mesmo tempo que os neo-hippies foram desaparecendo, levantava-se um novo motivo de aglutinação de interesses e, imagine-se, de pessoas! A música electrónica já estava na moda. Os primeiros Números, e Blue Spots estavam a trazer umas músicas novas... A ribeira tinha onda e as enchentes nas Noites Belas (Festas semanais às quintas-feiras!!!) eram já míticas. O Bye Bye surgiu como festa de despedida do ano velho e todo o lucro revertia para o o programa Sócrates/Erasmus financiando-se assim a saída de Portugal para outras zonas da europa. Alguns alunos mais antigos da Faculdade de Belas Artes conseguiram criar novos públicos, levando, gente nova para o mundo da dança à noite: Muesli Colectivo, Nuno Coelho, entre outros... Agora que os DJs da FBAUP já não chamam as multidões da altura. Em 1999 era fixe sair à noite para uma festa onde estava toda a gente da escola.

Já agora, deixo aqui uma lista de projectos colectivos ainda activos e divulgados de alunos (no corrente ano) da Faculdade, para quem já está a dormir:

±
+1
Ástato
Senhorio
Equipa B
Sutravídeo
Xxepum

Abraços e desculpem se me escapou muita coisa...

3 Comments:

Blogger joao said...

"...lista de projectos colectivos ainda activos e divulgados..."

Os conceitos a bold são relamente vastos.
Quanto à perigosidade do index:
FACT:
Google search - "index perigoso" - did not match any documents.
Suggestions:
- Make sure all words are spelled correctly.
- Try different keywords.
- Try more general keywords.

Os secretismos e os anonimatos não devem tomar lugar a posteriori. Cada produtor sabe quando, como, quem, a quem deve ou pode dar qual informação ou qual produto. Se te lembrares de mais algum projecto que não queira ficar no saco dos outros não te esqueças de o anunciar publicamente. Há sempre o horário nobre na TV2 para evitar desleixos como o meu. ; )

4:48 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

João acho que estás viciado no google, de certeza que vou ter uma resposta tipo:
viciado no Google.....

Cura-te men!
(resposta: Google diz que cura-te...)

ai ai..

11:47 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Sinto um certo orgulho... tenho que o admitir.

6:55 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home