terça-feira, junho 07, 2005

Essa cena chamada blog - continuação

(resposta ao comentário do joão)
"O blog começou por ser pequeno, mas logo cresceu rapidamente, post a post, até ser aquilo que hoje é, um longo registo de pequenas recordações de duvidosa importância.
Foi isto que o seu dono pensou, e ponderou até apagá-lo, mas era um homem muito esquecido, e o blog tinha uma memória extraordinária."

Para este homem o weblog (web= rede; log=diário de bordo) na sua acepção mais simples, é um diário em formato electrónico onde ele coloca determinadas experiências vividas por ele.
O blog é muito mais que isso, e uma das caractirísticas que mais agrada a quem o utiliza é a interactividade, o leitor pode comentar tudo o que aqui é colocado e receber resposta.
O conceito de blog está em constante devir, cada pessoa utiliza o weblog das formas mais variadas, desde comentários a outros sites com hiperligações com os mesmos, a páginas noticiosas, mini-ensaios, BD´s, portfólio, etc.

Que género de blog é este? Ou melhor, que condições impões a quem aqui desbobina uma série de informações heterogéneas? Que objectivo maior desejas para o teu "menino"? Por outras palavras, tens algum tipo de manifesto escrito ou na tua cabeça?

Agora, coloco-te uma série de perguntas de algibeira, que estão subentendidas na questão anterior, mas que, sinto necessidade de as colocar... talvez para manipular o teu discurso, direcioná-lo.
Este blog chama-se FBAUP, porquê escolher este nome, para além do facto de ser o nome da instituição em que és discente?
Porque escolheste ter várias pessoas a escrever para o blog?
Que público desejas atingir?
Desejas num futuro próximo dar mais importância ao design do blog criando um template mais personalizado?
Será que, por causa da velocidade a que a informação é transmitida através deste blog (e doutros) se está a criar uma "escola" a duas velocidades, ou seja, quem frequenta este espaço digital Vs quem não o frequenta (ou nem sequer tem conhecimento da sua existência)?
Frequentas outros blogs estrangeiros ou portugueses?

4 Comments:

Blogger joao said...

Goulart, além de uma presente ou passada relação oficial com a escola, um registo no Blogger e o mail para enviar o convite, não são impostas mais condições aos seus utilizadores. No ínicio, receoso da falta de actividade no blog, pedi às pessoas que escrevessem regularmente... No entanto, muita gente se recusou ou simplesmente não o fez.
A minha incompatibilidade com o anonimato também me fez restringir os comentários apenas aos utilizadores registados no blogger que assinassem, no intuito de promover os avatares, alter-egos, heterónimos ou nomes próprios como forma de representação de identidades similar à do mundo fora da protecção do ecrã. Facilmente percebi, pela falta de adesão ao Fbaup, que não podia proibir a intervenção anónima nesses moldes, ou não acontecesse ela, também nas paredes da escola. O blog foi aberto (e assim continua) a qualquer tipo de intervenções e propostas.
Ele foi criado para facilitar o contacto entre os alunos, ex-alunos, professores, ex-professores, funcionários e ex-funcionários e, a passo de caracol, vai cumprindo os seus objectivos primeiros, É um blog democrático e nele não existe nenhum tipo de censura nem de edição de afixações, cheguei mesmo a pensar em abrir uma excepção aos mandamentos do blog, para que os trabalhadores do Café Belas-Artes pudessem ter uma palavra a dizer.
A ausência quase total de publicações da instituição, e mesmo dos próprios discentes, foi mais um motivo que me levou a perder 15 minutos na web em Setembro a escolher este nome no Blogger. Parece-me justo, ou pelo menos diplomático, não escrever só eu aqui... Se não pensasse dessa maneira, o Fbaup chamava-se outra coisa qualquer...
No que toca ao seu design... Por enquanto estou sem tempo para personalizar isto. Fiz uma ou outra modificação desde o início mas este template não me desagrada, por mais fora de moda que esteja... Já pensei em propor a todos, uma espécie de concurso para quem se quiser dar ao trabalho, votado aqui em comentário (que se fodam os segredos e quem os conta), pelos seus utilizadores... Mas a fraca motivação geral dos mais de mil Fbaupers não justifica esse tipo de actividades... O exemplo do concurso para o poster que foi lançãdo em Março deste ano foi suficientemente elucidante.

Muito me honras... : )
Será que, por causa da velocidade a que a informação é transmitida através deste blog (e doutros) se está a criar uma "escola" a duas velocidades, ou seja, quem frequenta este espaço digital Vs quem não o frequenta (ou nem sequer tem conhecimento da sua existência)?
Aqui fica uma resposta passivo-agressiva:
Não, por enquanto isto não dá notas nem diplomas.

Abraço.






P.S.: E daí... mmmm... quanto ao Fbaup como "escola"... posso gabar-me (pelo que sei) de ter sido o primeiro aluno desta escola, e talvez de todas as escolas superiores em Portugal, e mesmo secundárias e preparatórias, a fazer uma frequência de consulta com o apoio da web. Vim ao Fbaup, fui ao Google, Wikipedia, etc...
P.S.2: Que não venha agora nenhum chico-esperto do conselho pedagógico, a impedir os discentes de fazerem um esforço de síntese e selecção de informação, proibindo o acesso à web durante as frequências...
P.S.3: Que fique sabido que tive 15 enquanto, outros alunos sem computador tiveram 18, 17, 16... Obviamente, não é por se ter acesso a "toda e mais alguma" informação à "velocidade de um clic," que se consegue dizer o que interessa.

5:05 da manhã  
Blogger joao said...

Pode ser que dê jeito:

http://blogsempt.mywpages.com/

10:26 da manhã  
Blogger Marco silva said...

João, como se faz para mandar um convite para uma pessoa fazer parte da lista de indivíduos que escrevem num blog?

6:58 da tarde  
Blogger joao said...

Tens de me dar o mail dessa pessoa para eu a convidar...

6:46 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home