segunda-feira, julho 18, 2005

My pretension is not not to communicate


Olha lá!
Aqui vai a minha crítica, esta é de borla. As minhas questões são(não são só para ti joão,são para quem mexe e faz mexer este mundinho cão da arte), escreve-se para se ver escrito? é mais uma jogada? A jogada aqui é fazer crer que se é, para depois o ser? é isto comunicação ou pretende ser? As Opiniões entre os autores do "Olha lá!" e seus criticos advêm de ter havido discussão. Se não diz nada a muitos, diz muito a alguns, assim o há-de ser sempre. Do que eu desconfio é do consenso. Portugal para aqui, Portugal para ali, Portugal está, Portugal não está. Isto bem dissecadinho não diz nada! Fodass, tiraram a comunicação, ponham já Portugal no sítio...
A verdade é que o grupinho dos seis de nada recusa a comunicação, só não vou mais longe para não cair nas teias da designificação. Mas uma exposição aparece sempre no desejo ou na intenção de contactar um público. Sem muito mais a dizer, alerto para, esta sim verdadeira praga, pretensiosificação do mundo.
Texto e ilustração de Francisco Roldão

9 Comments:

Blogger joao said...

"...mundinho cão da arte."???
"...pretensiosificação do mundo."???
"designificação."???
Não sei se percebi bem onde queres chegar, se é que percebes o que quero dizer com isto, mas gosto do retrato do Chico.

; )

5:16 da manhã  
Blogger joao said...

Reli o texto agora mesmo e ficou-me a impressão que achas que de algum modo, mesmo apesar de não ter desenvolvido o texto Olha lá! A crítica, fui longe de mais numa ou noutra afirmação. Como se eu visasse parecer a par com o texto que afixei mas não estivesse.
É que nem preciso de provar escrevendo um pouco mais aprofundadamente sobre o assunto. Assim prefiro ver o teu post como uma tentativa de espicaçar o meu sentido crítico, para vos oferecer mais um pouco do vosso trabalho. A partir de agora qualquer tipo de cosultoria ou crítica paga-se. Mas como é para ti, troco-te um textinho pelo retratinho do Chico Buarque.
Se tudo não passou de uma acusação infundada: .|.
Se é nessa base que me acusas de parasita quando metaforizas uma opinião com uma praga, se é por essa ideia que questionas a escrita (seja como jogada, como puro acto de gravação, como modo de representação, ou mesmo como meio de comunicação) bem que podem, os seis por quem tu falas, continuar a imprimir em K-line, fotografar pinturas, fazer vídeo-art, que cá pelo desígnio a gente amanha-se na teia. A nossa sorte é que estamos mesmo a caminhar nas redes da significação.

Facto: Há 70 anos a expressão artista comercial foi substituída por designer.

3:04 da tarde  
Blogger joao said...

O que é isto do falseadress?

3:04 da tarde  
Blogger joao said...

Mail-art.

3:05 da tarde  
Blogger joao said...

A nossa sorte é que estamos mesmo todos a caminhar nas redes da significação.

4:09 da manhã  
Blogger joao said...

Fica com o teu retrato e vê se o vendes bem vendido. Assim sempre poderemos dizer que esta conversa serviu para acrescentar dois ou três zeros ao preço do teu desenho.

4:33 da tarde  
Blogger joao said...

Ho! Ho!
Não vendas o que ainda não é teu. Se leres com atenção vais reparar que o Fanciscosays disse que te dava um desenho e não o desenho que aqui está representado.

Digamos que se ele te der esta arte te dou 15 de conversa sobre espaçamento de caracteres e entrelinhamento.

Mundo cão divertido, este.

12:14 da manhã  
Blogger joao said...

:D
IIIII'LL JUST KEEP ON LOVIN YOU BABY.

3:25 da tarde  
Blogger joao said...

Não concordo nem com isso nem acho que se seja o que sinto. Que te invejo eu?
Sobre isso a que chamamos inveja:
é a consciencia, na ausência, que faz com demonstremos apreço pelo que não possuímos. Quem é invejado comove-se no reconhecimento de quem inveja. Que comoção é a tua? Prefiro achar que a palavra mais adequada à descrição do que passa pelo meu coração quando aqui venho é incompreensão. É essa que agora vai para ti e para Chico. Sem mais demoras deixo a minha contribuição para a discussão por aqui.
Boas férias.

3:01 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home