O Primeiro Blog de Todos os Tempos!

Antigo FBAUP, FBAUP404

quarta-feira, maio 31, 2006

Desarmado pelas regras do Jogo

Apetece sempre começar um discurso revoltado com asneiradas, mas como eu até sou daqueles gajos que vai a casa por perfume e desanda para marcar os pontos que tanto necessitamos aqui e acolá e na rua Passos Manuel, vejo-me obrigado a ser eticamente correcto. Porque me engalfinho em conversas de esplanada com raposas sabidas e as chateio, e porque os doces que os meus compichas são mais exímios em distribuir escassam, armo merda. Enfeito o meu discurso de profecias e em sorrisos cruzados e acepções de cumplicidade avanço as conversas em que participo para estratégias de direita e de esquerda, porque não sou filiado. Porque sei que ser político é menos frútifero que ser activista liberal, quero ser capitalista emocionável.
-Oh vai-te foder... -acaba o Eduardo, depois do Zé ter picado com conversas paralelas quando numa noite de Verão, um grupo de quatro amigos me aceitou na mesa amigável que a vista de passagem me propunha. Tudo gente amaduracida pelos anos de obstáculos que me esperam, e até mais atenta a fenómenos bem mais interessantes que os espectáculos globais aos quais dedico atenção e dos quais defino matrizes para a minha posição. Chego sempre com aquela revolta parva de quem não sabe o que quer. Mas é só aparente porque enfim, vai-se sabendo.
Compreendam que é mais difícil assumir que se quer mudar o mundo em modos realistas, do que decidir ser artista. Perdão, amanhã já virei o casaco. Mando-vos abraços e peço mais alguma paciência.

quinta-feira, maio 25, 2006

Hoje!

Começou o Rock in Rio e temos milhares de tolos que pensam que vão ver concertos, e acabam a meio km do palco a beber cerveja agarrados ao telemóvel procurando amigos perdidos ao pé de pontos de 10000 wats. Portugal perdeu e o Moutinho até acreditou que foi tocado na área em falta. Nós por cá vamos ouvir novas tendências: A Crónica Electrónica dos meus professores está no Passos. Xéque dem áut:
http://www.cronicaelectronica.org/

Hoje-eu

quinta-feira, maio 18, 2006

Convite 2 - Novas In da Box!

NÂO HÁ CONSUMO OBRIGATÓRIO E HÁ CHAMPGNE E UM BOLINHO! QUE MAIS PODEMOS FAZER PARA SE FAZER UMA GRANDE FESTA?

Queria acrescentar a útil informação: depois de muita conversação e reflexão sobre o tema, a gestão da casa em sintonia absoluta com os intervenientes e protagonistas do espectáculo que nos entreterá, decidiu baixar o preço da cerveja! Amanhã, quinta-feira, de 18 para 19 de Maio, a cerveja custará menos. De €2.5 passa, provisoriamente, para €1.5. Fica uma foto nova (a do cu) e, sobre o cartaz, para os que perguntaram: -Não. Não foi a Silvina que fez o design do poster! Fui eu e a Silvina que o desenhámos e, para gravação, o objecto gráfico, que tanto alarido causou, não teria "desabrochado" sem o arrojo dos VEC Gráfico. A eles (nós) fica a homenagem da mais óbvia, segura e natural aplicação dos seus (nossos) ensinamentos. Obrigado a todos e em especial ao tipo que eu sempre incompreedi e digo mesmo detestei até decantar como um vinho velho, Neville Brody.

Ana (ao vivo) convidado pelo Passos Manuel e pela Dona Silvinna!
Ana (live) invited by Passos Manuel and Dona Silvinna!

Ástato CDR

O já mítico Cinema/Bar Passos Manuel convidou o Ana para celebrar as 25 Primaveras da Dona Silvinna. Na próxima quinta-feira à noite, de dia 18 para 19 de Maio, o Ana (tcc João Alves Marrucho) convida todos! Prevê-se a descida do preço do fino e um ambiente juvenil, dir-se-ia mesmo quase teenager.
The already mythic Cinema/Bar Passos Manuel has invited Ana to celebrate the 25th Spring of Dona Silvinna. Nest thursday night, from the 18th to the 19th of May, Ana (aka João Alves Marrucho) invites everyone! We predict the fall of the beer price and a juvenil, almost teen, environment.

ana_ao_vivo_poster_marrucho

Keyra_Agustina-Ástato
Vê lá s'abanas.
Dance!

PLAYLIST PREVISTA (não nos responsabilizamos por mudanças de planos, depende de mesmo muito de vocês):

-Ana (ao Vivo)
-The Knife
-Trentemoller
-Mathew Jonson
-Underworld
-Booka Shade
-Coburn
-Rex The Dog
-Cylob
-Sérgio Godinho
-Les Rythmes Digitales
-2Raumwohnung
-Luomo
-VEC
-Lil Louis
-Chromeo
-Último
-Weather Report
-Marçal
-Faithless
-Tom Zé
entre muitos outros êxitos da noite do Porto...

Dúvidas? Questions? astatocdr @ gmail.com

APAREÇAM!

terça-feira, maio 16, 2006

Convite

Ana (ao vivo) convidado pelo Passos Manuel e pela Dona Silvinna!
Ana (live) invited by Passos Manuel and Dona Silvinna!

Ástato CDR

O já mítico Cinema/Bar Passos Manuel convidou o Ana para celebrar as 25 Primaveras da Dona Silvinna. Na próxima quinta-feira à noite, de dia 18 para 19 de Maio, o Ana (tcc João Alves Marrucho) convida todos! Prevê-se a descida do preço do fino e um ambiente juvenil, dir-se-ia mesmo quase teenager.
The already mythic Cinema/Bar Passos Manuel has invited Ana to celebrate the 25th Spring of Dona Silvinna. Nest thursday night, from the 18th to the 19th of May, Ana (aka João Alves Marrucho) invites everyone! We predict the fall of the beer price and a juvenil, almost teen, environment.

ana_ao_vivo_poster_marrucho

Vê lá s'abanas.
Dance!

Dúvidas? Questions? astatocdr @ gmail.com

Histórica:

Ela é uma das 100 mais desejadas pelo top da Maxim. Entre J.Lo, a mulher das donas de casa desesperadas, Nicole Kidman, Angelina, e tenistas de topo esta moçoila foi a que me chamou mais a atenção a seguir à japonesa desenho animado.
Esta menina argentina de 19 anos está a fazer história. É o melhor rabo de sempre da web. As they say "best ass ever!". E é mesmo! Eu falo por mim e nunca vi nada assim! Dizem que é a girlie dos homosexuais porque é mesmo só cu. Dizem que isto e dizem aquilo. Para mim, que decidi ser hetero, não é pornografia, é mesmo uma brutalidade! Ás tantas sou mais um nerd da web e ainda não dei por isso...
Googlemos Keyra Agustina! ou best ass ever vai dar quase ao mesmo...

segunda-feira, maio 15, 2006

Histórico:

Uma noite às três da manhã, decidimos animar os jardins da nossa escola. Dividimos tarefas: tu vais buscar pratos e tu trazes laptop e nós levamos as máquinas e todos levamos extensões, triplas, muitos cabos e adaptadores, vocês desenham o poster, eles imprimem, vocês buscam cerveja no super-mercado e passamos lá o dia até arrebentarmos de vez. Por nós, às 9H30, esparava uma mesa de mármore fantástica, a cumplicidade dos professores, do conselho directivo, todo o apoio da A.E., um dia de sol maravilhos, e a atenção de amigos e conhecidos até às 8 da tarde. Achei esta foto no blog da Carla Cruz.

ASTATO_els

FUCKING GIRLS!

IMAGINE HOW IT WOULD BE
TO BE AT THE TOP MAKING CASH/MONEY
GOING TOUR ALL AROUND THE WORLD
TELLING STORIES ABOUT ALL THE YOUNG GIRLS
GIRLS HUM.


É só para dizer que o Rex The Dog conseguiu remisturar uma música que ainda pertencia a um domínio de uma minoria pela sua forma desconcertante (porque o original começava a parte empolgante do discurso em anacrusa) numa música mais acessível.
Mais um exemplo em que o produto da mainstream, o mais conhecido (The Prodigy) consegue superar, em factor surpresa, o refazer da subcultura pelo projecto em afirmação, porque supostamente inovador (Rex The Dog).
Don't trust in he who talks about innovation like it's something new.

Girls!

quinta-feira, maio 11, 2006

Ready-Made In China - Concerto - Sábado - Maus Hábitos


Ready-Made In China vão ocupar a loja e fazer arte ao contrário! Desculpa Do Chão.
Concerto. Sábado 13 de Maio. Maus Hábitos. 23h00 (mais ou menos).

segunda-feira, maio 08, 2006

Ana (ao vivo) convidado pela ACA!

Ana (ao vivo) convidado pela ACA!
Ana (live) invited by ACA!

Ástato CDR

A Associação Cultural de Alcaria (ACA) preparou um vasto programa desportivo e cultural para comemorar o seu 32º aniversário, que se assinala no próximo dia 1 de Maio. Assim sendo, ao longo de quatro fins-de-semana (Abril e Maio), a Associação dinamiza actividades, destinadas a toda a população alcariense, escolhendo para tema Ser Criança é Divertido! As Jornadas Culturais e Desportivas do 32º Aniversário da ACA decorrem entre 23 de Abril e 14 de Maio.
Dia 13 de Maio, a animação será feita pelo filho do Binito, João Marrucho, no bar do clube irá apresentar o seu projecto musical: Ana (ao vivo). Prevê-se uma actuação de música electrónica divertida, fora dos habituais espaços de animação nocturna onde o produtor costuma entreter. Antes do pé de dança decorrerá uma festa da chouriça à boa maneira beirã e não faltarão minis a 50 centimos (para sócios) durante a noite toda. Quando a festa ficar mortiça a cultura continuará pela A23 até ao English Club.

The Cultural Association of Alcaria (CAA) has prepared a vast cultural and sportive program to celebrate its 32nd anniversary, that will be acomplished next 1st of May of 2006. Therefore, during four weekends (April and May), the association will energize activities destined to all Alcarienses. The leading thread is the theme It's fun to be a Kid! The Sportive and Cultural Journeys of the 32nd Anniversary will happen from the 23rd of April until the 14th of May.
The May 13th, the late night animation will be in the hands of Binito's son, João Marrucho, at the Club's bar, where he will introduce his musical project: Ana (live). We predict an amusing electronic live performance, outside the usual night life spaces where he normaly entertains. Before the Baile, there will be a Chouriço Party according to the good regional tradition, and little bottles of beer won't be expensive (50 cents/20 cl to associates) during all night! When the party gets to a depressing point we can go back to the LUX of Beira Interior, English Club at Fundão


Ana no Casa Viva

Beba com moderação e, se conduzir, não beba quase nada.
Don't drink and drive!

Dúvidas? Questions? astatocdr@gmail.com

domingo, maio 07, 2006

Aqui vai alho


Também já tenho vindo a reparar e a comentar, uma falta de respeito enorme por parte dos dirigentes dos espaços onde acontecem coisas. A verdade é que anda muito aluno da faculdade a fazer tremer o chão. Acho que a cheia até já chegou ao directivo, pareceu-me ver por lá o Miguel Leal com as calças arregaçadas a dizer para mudarmos de senhorio. (ou foi para o senhorio?:/)

À séria: Exposições, concertos, performances, etc, a casa vende a vodka à garrafa e paga o cartaz com um copinho de shot. Desde o passos, ao a.múltiplas, ao swing, ao batalha, etc,etc,etc… acho que não são muito bons hábitos. A culpa também é nossa, andamos a dormir e a curtir as festas como se tivessem a dar-nos oportunidades. Isto não é a brincar, eu digo para construirmos nós a nossa casa. Quanto à exposição de Design, eu alinho em fazermos um battle.




they wait. something will happen.

sexta-feira, maio 05, 2006

Exposição de Finalistas de 5º Ano de Design de Comunicação

Acho incrível!
Lamento imenso que até a instituição (FBAUP), desde o departamento de design, até ao conselho directivo, não tenha este tipo de preocupação como uma das primordiais...
Há que chamar as coisas pelos nomes... Se acharmos assim tanto que o que fazemos vale tão pouco, não vamos longe. Eu sei que não é só o meu trabalho aborda com este tipo de problemas, mas sobre ele tenho responsabilidade, e não o posso submeter a uma tipologia de mercado que lhe desinteressa.
Não vou apresentar o meu trabalho no Batalha. Não posso alinhar nesta trapalhada por questões de ética profissional e digo mesmo moral. Posso ajudar os meus colegas como eles me ajudam, comprometi-me e gosto de fazer o que digo que vou fazer, mas não nos posso ajudar a ser um mau exemplo para os designers que virão. Nós não somos economistas, mas temos um bom senso comum, porque nós já somos o presente e não o futuro

Passo a explicar:
Eu não tenho a lata nem a pequenez de pedir aos eletricistas que me vão substituir o contador metade da quantia relativa à luz que se gastou durante o tempo em que lá esteve a trabalhar.
Corrijam-me se estiver enganado mas o que nos estão a oferecer é
espaço (que estaria lá de todas as maneiras, mesmo que não estivéssemos a ocupá-lo, e acarretaria custos de manutenção similares) em troca de :

1-uma programação, que se supõe de qualidade e quantidade elevada (5º Ensino Sup. de uma das duas melhores escolas de design do país, senão a melhor), na àrea da música, design gráfico, design multi-média, design de comunicação, equipamento (etc...) que nos demorou 6 meses (e em certos casos mais que isso) a preparar.

2-pagamento de metade dos custos de manutenção do espaço (isto é o cúmulo da sovinice)

3-publicitação do espaço em todo o material impresso e não impresso (pago pela FBAUP?)

4-possíveis reduções em impostos ao abrigo da lei do mecenato

5-uma enchente na inauguração

6-Entre muitas outras coisas que decorrem deste tipo de processos, como visibilidade na imprensa escrita, audio visual...

7-Aluguer e cedência de material por parte da FBAUP e dos alunos que desejem sair dos formatos que o espaço propõe


Como é que eles querem entrar num ramo novo que desconhecem quase por completo.
Pagar para trabalhar em design de comunicação é triste, e o mercado não está tão inundado como nos querem fazer crer. Isto não quer dizer que eu seja arrogante, sou apenas melhor pessoa que eles e menos empresário que eles.

Tratarei de mostrar o meu trabalho noutro sítio. Falarei depois com o meu tutor e com os professores sobre o local e os moldes em que apresetarei e defenderei o trabalho.

Corrijam-me se estiver enganado e mesmo assim podem contar comigo para tudo o que não me envolver no projecto do Batalha dentro dos moldes que nos impigiram.
Abraços e atenção!

Pela matina pensa-se mais! Até logo à noite.

Os fenómenos mainstream são um sub-produto de sub-culturas. Mas isso não é o mesmo que dizer que as manufacturas das sub-culturas pertencem uma zona de ensaio de fórmulas que funcionam na maioria das situações. Diz-se, então, que os produtos globais, aqueles consumíveis pela massa populacional desinformada dos contexos onde os produtos foram criados, são uma coisa passível de leitura "sem preocupações de causa e de de efeito" (citando Heitor Alvelos). Os produtos são autónomas porque podem ser lidos sem introduções nem epílogos que os apresentem, não recolhessem os seus produtores conclusões testadas nos mais restritos ambientes, não soubessem eles mais que muitos empresários da indústria do entretenimento que em vão tentam recorrer a uma disciplina chamada Marketing que não passa de uma introdução muito, mas mesmo muito, arcaica à economia da cultura.
Uma cave fechada a sete chaves não é senão um laboratório com mais impurezas. Menos falível que um teste de estúdio de uma multinacional. O estúdio é o laboratório que cria a fórmula, a cave é o país terceiro-mundista, em vias de desenvolvimento, que lhe serve a inspiração, confirma a atitude prometendo mercado.
Não voltamos ao mesmo. Nos zeros (the 00's), não podemos pensar que a zona de ensaios, está isenta de moral ou consciência.
Isto é: o terreno intermédio que a ideia ocupa por si mesma não é alheio a uma série de mandamentos por escrever, subentendidos nos actos, nos modos, enfim na cultura.
Isto não é: a ideia que funciona sem o tradicional conhecimento do universo do emissor é sempre despida de ética.
Prefiramos antes julgar como bom serviço o código por que nos vamos entendendo. Aquele que os produtores de cultura massificada disponibilizaram, aquele que decidimos usar e fomos enriquecendo. Quantos contos e fábulas perdidos num país nórdico não foram re-apresentados pela Universal City Studios. E o que seria da Alice e do País das Maravilhas se a Disney não nos pusesse a coisa em cassete e DVD.


Quem estuda comunicação não pode desinteressar-se pela problemática inerente à tradução da mensagem, ao meio que a veícula, como dizê-lo,,, ... ao conjunto de novas possibilidades narrativas que aprendemos a fazer na passagem da conversação directa, debate onde o entendimento contextual é colectivo, para a comunicação em que o afastamento entre o emissor e o receptor é dado adquirido a priori.
No processo distanciado, o desconhecimento da autoria (desinformação inicial) e a dúvida presente até ao momento em que a reação é recebida (feedback que confirma o sucesso ou insucesso da transmissão) geram um imenso campo de actividade ainda pouco explorado no design português e na grande maioria dos produtos comunicativos portugueses. Este momento acarreta consigo a natural intensidade da espera que reside entre o momento em que o grito para o vazio é lançado até ao momento em que ele regressa, que pode ou não ser enriquecido. Com menos poesia: quem ousa a fala, não fala por falar... Assim o sucesso da transmissão da mensagem, já não pode depender da sua forma. Ele depende mais do seu conteúdo, tema, relevância que do seu desenho. Assim como a um mensagem sem interesse e bem cantada só não ecoa porque o emissor lhe vira as costas assim que a lança.
O decorativismo tem por isso sido cada vez mais abordado por um conjunto de produtores portuenses não como o que o seu próprio nome indica, mas como um arranjo, aparentemente fútil, que se arma de pequenos signos que, mais que seleccionarem à partida o público, o agarram dentro dos interesses dele próprio. O pormenores dizem agora respeito ao cerne da mensagem porque o objecto do criador do conteúdo ornamenta-se cada vez mais profundamente. Ainda assim a responsabilidade está neste meandro tanto no emissor como no receptor. Sim. No receptor, que não deve apenas reclamar a informação como um direito mas que deve antes tentar compreender o processo comunicativo como um projecto conjunto do qual faz parte, podendo contribuir para a criação de uma cultura auto-sustentável porque orgânica e fluída.
Vou dormir Bigodeiros mas isto continua...

terça-feira, maio 02, 2006

PUB:

Ana: Há quase sete anos a entreter o Porto e arredores!


VEC no Passos 2

ana actua ao vivo pessego5

VEC no Passos 3

a dizaer olimpico1

carnaval5


Público em Ana no Casa Viva

Ana no Casa Viva

Público em VEC no Passos

Obrigado pela companhia.

pag 1332

Marta No fim do Concerto de VEC

segunda-feira, maio 01, 2006

Um apelo à fbaup: deixem-se de manipulações e de pretenderem posturas, essas sim, pouco sérias.

Cada um é que sabe da sua figurinha.