Enviem este e-mail a mais dez pessoas e a boa sorte surgirá nas vossa vidas.
Quando a persuasão se coaduna com a omissão propositada de dados, o utilizador é geralmente eganado. Até um especialista em comunicação pode cair nas partidas que os publicitários se divertem a pregar. A recompensa desses manhosos raramente se fica por uma inocente risota. Para eles, o logro substancia-se em subidas de carreira e aumentos de ordenado enquanto o consumidor encolhe os ombros e autorepreende-se por não ter lido as letrinhas pequeninas.
Estava a fazer zapping no sofá quando o meu irmão me perguntou se já tinha visto aquele anúncio. Voltei atrás e parei na RTP durante um spot da Portugal Telecom.
-Este? -perguntei.
-Sim...
-Não.
-Lê bem o que lá está escrito... -e sorriu.
Era um spot típico de uma empresa de telecomunicações, com pessoas giras e divertidas. Daqueles aos quais já ninguém liga. Até as margarinas e os azeites têm coisas parecidas.
Acabava com um ecrã preenchido por letras com a informação hierarquizada segundo os interesses do cliente da empresa de publicidade. Em baixo lia-se uma frase no tempo em que a imagem demorava a desaparecer. Como "optei" por ler as letras maiores "1 CÊNTIMO POR MINUTO!" não consegui acabar de ler as letrinhas pequeninas.
-O que é que lá estava escrito?
-"Promoção válida durante o horário económico a partir do primeiro minuto."
-Hmmm... É o habitual.
Aqui há três meses, sem paciência para me deslocar a um balcão, assinei a TVcabo numa banca de promoções na rua. Já tinha tentado antes quando vi as primeiras bancas que diziam "Grátis!"... Tinha agarrado descontraidamente num modem e seguido viagem, mas fui impedido pelo vendedor que me disse que eu tinha de pagar e assinar uns papéis. À segunda fui precavido. Conversei com os vendedores, li muito atentamente e preenchi a assinatura. Disseram-me que não pagava no primeiro mês. Eu fiquei contente porque até tinha a sorte de habitar numa "zona verde" e não tinha que pagar a instalação. Só precisava de pagar a activação e as prestações mensais sendo que no primeiro mês não pagava nada. E eu que pensava que era esperto paguei tudo junto na segunda mensalidade.
Isto não é bom design nem boa publicidade, é traição.
Keep on reading the tiny phrases.
Estava a fazer zapping no sofá quando o meu irmão me perguntou se já tinha visto aquele anúncio. Voltei atrás e parei na RTP durante um spot da Portugal Telecom.
-Este? -perguntei.
-Sim...
-Não.
-Lê bem o que lá está escrito... -e sorriu.
Era um spot típico de uma empresa de telecomunicações, com pessoas giras e divertidas. Daqueles aos quais já ninguém liga. Até as margarinas e os azeites têm coisas parecidas.
Acabava com um ecrã preenchido por letras com a informação hierarquizada segundo os interesses do cliente da empresa de publicidade. Em baixo lia-se uma frase no tempo em que a imagem demorava a desaparecer. Como "optei" por ler as letras maiores "1 CÊNTIMO POR MINUTO!" não consegui acabar de ler as letrinhas pequeninas.
-O que é que lá estava escrito?
-"Promoção válida durante o horário económico a partir do primeiro minuto."
-Hmmm... É o habitual.
Aqui há três meses, sem paciência para me deslocar a um balcão, assinei a TVcabo numa banca de promoções na rua. Já tinha tentado antes quando vi as primeiras bancas que diziam "Grátis!"... Tinha agarrado descontraidamente num modem e seguido viagem, mas fui impedido pelo vendedor que me disse que eu tinha de pagar e assinar uns papéis. À segunda fui precavido. Conversei com os vendedores, li muito atentamente e preenchi a assinatura. Disseram-me que não pagava no primeiro mês. Eu fiquei contente porque até tinha a sorte de habitar numa "zona verde" e não tinha que pagar a instalação. Só precisava de pagar a activação e as prestações mensais sendo que no primeiro mês não pagava nada. E eu que pensava que era esperto paguei tudo junto na segunda mensalidade.
Isto não é bom design nem boa publicidade, é traição.
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